USO DE MÁSCARA É OBRIGATÓRIO NO MUNICÍPIO DE ITÁ

Publicado em 30/04/2020 às 10:40 - Atualizado em 01/05/2020 às 13:29

Na segunda-feira, dia 27 de abril, após a sessão ordinária, os vereadores reuniram-se por videoconferência com Thiago de Oliveira Silva, diretor do hospital de Itá, Darci Kolakowski, secretário da saúde, Renato Vailon, representante da Defesa Civil, Rozani Schiavini e Nailse Bach, responsáveis pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município, para deliberar ações ao controle da pandemia, para

A partir disso, em conjunto com os profissionais presentes, através de recomendação ao executivo, foi possível elencar algumas prioridades simples, mas imediatas, que pudessem controlar a disseminação do covid-19, em nosso município.

Assim, quarta-feira 29 de abril, o prefeito Jairo Sartoretto, atendeu a solicitação do Legislativo e assinou um decreto determinando a utilização obrigatória de máscaras descartáveis ou de tecido para os munícipes, quando estiverem fora de suas residências. Para as pessoas carentes que não têm acesso ao item, a Prefeitura de Itá está distribuindo máscaras caseiras, confeccionadas por voluntárias e recebidas por doações, ao lado do Sindicato dos Trabalhadores, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). As máscaras são de tecido, reutilizáveis e as pessoas recebem as instruções de como fazer a higienização. O decreto proíbe ainda concentrações, aglomerações e permanência de pessoas em locais públicos, como parques, praças, espaços de lazer, etc, que sejam evitados passeios de bicicletas, caminhadas e corridas para melhor eficácia na propagação de casos. Decreta ainda que pessoas com mais de 60 anos restrinjam seus deslocamentos às atividades estritamente necessárias. As medidas mencionadas são obrigatórias, sob pena da adoção de sanções administrativas e penas cabíveis.